Virtualização de Servidores

Atualizado: 3 de Jun de 2019

A virtualização de servidores tornou-se uma forte tendência no mercado, pois ela traz uma série de benefícios que vão além do financeiro. Entretanto, é comum que surjam dúvidas sobre como ela realmente funciona.

A virtualização de servidores está na essência da computação em nuvem (cloud computing). Isso causa uma certa confusão entre os dois conceitos, já que eles estão relacionados. Entretanto, é fundamental entender as características específicas de cada um, para que sua empresa possa optar pela solução que melhor atende as suas necessidades.



A computação em nuvem envolve a migração de dados, arquivos, plataformas, aplicações e outros elementos para um servidor fora da corporação. Esse servidor é dependente da virtualização para funcionar, mas isso não significa que todo servidor virtual depende de cloud computing.

Enquanto é possível criar um servidor virtual dentro de sua empresa, a computação em nuvem depende da contratação de uma empresa especializada para fornecer a infraestrutura e gerenciá-la. O acesso, em sua empresa, será feito de maneira remota, pela internet.

Toda a configuração dos servidores e plataformas, mesmo que de acordo com o que sua empresa solicita, é feita pelo provedor do serviço. Isso inclui questões de segurança, criptografia, etc.

A virtualização é utilizada por ele para repartir o hardware em diferentes partes, permitindo que ele ofereça o serviço para diversos clientes ao mesmo tempo.

Implementar servidores virtuais pode ser uma estratégia interessante para diferentes empresas, independentemente de seu tamanho ou setor de atuação. O importante é fazer uma análise cuidadosa de seus objetivos e entender os impactos dessa mudança nos seus processos.


Vantagens:

- Redução de custos (aprox. 40%).

- Escalabilidade (rápido crescimento com menor custo).

- Menos espaço físico (ou nenhum se a virtualização for na nuvem)

- Menos hardware

- Menos equipamentos para refrigerar o ambiente

- Menor tempo para recuperação de desastres


Como funciona a virtualização?

No coração da virtualização está a máquina virtual (VM), um Sistema Operacional (normalmente Windows ou Linux), cada máquina virtual é completamente separada e

independente, muitas delas podem ser executados simultaneamente em um único

computador.

Uma fina camada de software chamada de “hypervisor” (virtualizador) desacopla as máquinas virtuais da máquina física (host), e aloca dinamicamente recursos de computação para cada máquina virtual, conforme necessário.


Essa arquitetura redefine sua equação de computação e oferece:

• Muitos aplicativos em cada servidor - você pode executar muitas aplicações e sistemas operacionais em um servidor físico ao mesmo tempo.

• Máxima utilização do servidor - todos os recursos do host são utilizados em toda a sua capacidade, permitindo que você reduza os custos implementando menos servidores no geral.

• Fornecimento de aplicativos e recursos mais rápido e fácil - as VMs são

arquivos de software independentes que podem ser manipulados com facilidade para copiar e colar.

Isso traz uma simplicidade sem precedentes, velocidade e flexibilidade para provisionamento e gerenciamento de TI.

Você pode até transferir executando VMs de um servidor físico para outro - um processo conhecido como migração a quente . Você também pode virtualizar aplicativos essenciais aos negócios para melhorar o desempenho, a confiabilidade e a escalabilidade, reduzindo custos.


Virtualização de Servidores - Consulte profissionais experientes

Na AC3Digital, utilizando os fornecedores e recursos de virtualização, promovemos toda a consultoria para  implantação de virtualização de servidores. Consolidando datacenters, convertendo servidores físicos em servidores virtuais, reorganizando parque de servidores e ampliando assim sua gama de serviços prestados.


Tecnologias Utilizadas:

– Hyper-V – VMware – XenServer – Virtual Box


Fale conosco!


0 visualização

Siga-nos nas redes sociais

  • Whatsapp AC3Digital
  • White LinkedIn Icon
  • White Facebook Icon
  • AC3Digital Instagram
  • White Twitter Icon

© 2019 por AC3Digital Soluções